A Domus


Durante os últimos anos, a Habitat for Humanity Portugal desenvolveu-se consideravelmente, mas tem de crescer para poder ajudar ainda mais famílias e, para isso, tem de reinventar a sua ação, sendo proativa, empreendedora e visionária.


Assim, ousou apostar na transformação de uma pequena propriedade na freguesia de Palmeira (Braga) num espaço multifunções onde tudo vai ser, finalmente, possível.

Este espaço deverá abrir em abril de 2017 e virá aumentar os fundos disponíveis, para, desta forma, poder aumentar o número de famílias apoiadas, permitindo à Habitat Portugal dar um passo em frente no sentido de aumentar à sua missão a criação de valor na comunidade.

A "Domus" terá múltiplas valências que correspondem a outras tantas necessidades com que nos deparamos no desafio de cumprir a nossa Missão:
- Servirá para alojar as centenas de voluntários internacionais que recebemos anualmente e que escolhem Portugal para desenvolverem a sua missão. Ao deixar de

pagar um outro hotel, contribuirão para os fundos disponíveis ao crescimento desta causa em Portugal, assegurando o futuro sustentável desta organização;

- Aqui teremos o tão desejado e necessário armazém para os materiais que nos vão sendo doados e que, até aqui, tinham muitas vezes de ser rejeitados por falta de espaço para a sua recolha e armazenamento;

- Um edifício autónomo poderá funcionar como alojamento provisório de famílias apoiadas pela Habitat Portugal, numa fase complicada da obra da sua casa em que se veja obrigada de ser temporariamente deslocada;

- Num pequeno anexo passará a funcionar o Escritório/Sede da Habitat Portugal.

- Esta propriedade será ainda palco de inúmeras parcerias com outras organizações que se dedicam aos desfavorecidos, algumas já delineadas, dado que essas entidades, tal como a Habitat Portugal, se debatem com enormes limitações de espaço.

A Domus é um projecto iniciado pela Habitat for Humanity Portugal mas que pretende agregar toda a comunidade e servir catalisador para uma mudança de fundo na sociedade.

Será mais uma ferramenta na nossa missão: “Um mundo onde todos tenham um lugar decente para morar!”


 

__________________________

Habitat for Humanity Portugal
A visão da Habitat for Humanity Portugal: "Um mundo onde todos tenham um lugar decente onde morar."
Convicta que a habitação é um direito fundamental de todas as pessoas, a Habitat for Humanity Portugal já ajudou, desde 1996, mais de 300 pessoas em Portugal através  da construção ou reconstrução de habitações.
A Habitat for Humanity Portugal procura também chamar a atenção para o problema da pobreza habitacional através de várias iniciativas.


Art.º 65

1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e privacidade familiar.

Constituição da República Portuguesa